top of page

Por que a nota Dó tem uma linha?

Atualizado: 8 de nov. de 2020

Algumas crianças quando estão iniciando o curso de música, para diferenciar a nota dó das outras notas dizem que ele se parece com o planeta Saturno. E é verdade, parece mesmo, adoro a imaginação fértil das crianças.



Quando aprendemos coisas novas, é normal fazermos uma associação com algo que já conhecemos.

Mas ainda precisamos de uma clave e da pauta para sabermos que nota é esta. Vou usar a Clave de Sol.



Agora sim! Mas o que é esta linha que passa no meio da nota dó?

Na verdade a pauta musical formada por 5 linhas, também conhecida como pentagrama, não é suficiente para escrevermos todas a notas.

Ué, mas não são só 7 notas? Do, re, mi, fa, sol, la e si?

São sete notas que se repetem sucessivamente nas regiões graves e agudas. Pensem no piano que tem 88 teclas, ou no teclado eletrônico que tem 61 teclas, cada tecla, ou cada nota terá sua posição na pauta para que possamos diferenciar umas das outras quando lemos uma partitura, e quando ultrapassamos o limites das 5 linhas, temos então que usar linhas e espaços suplementares.




Como podem ver na imagem acima, o dó central do piano, quando escrito na clave de sol, fica posicionado na primeira linha suplementar inferior, e o que fica duas oitavas acima deste, fica posicionado na segunda linha suplementar superior. Ficou complicado este monte linha suplementar? Acho que sim não é? Por isso nas primeiras aulas ensinamos apenas 5 notas, do, re, mi, fa e sol, mas não demora muita para ensinarmos mais, depende do esforço de cada aluno.

Bom, sempre há muito mais para se explicar sobre notas, pautas, claves, mas acredito que consegui explicar um pouquinho sobre o uso das linhas suplementares.

Continuem lendo nossos posts sobre teoria musical.

Até mais!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page