top of page

Clave de Sol e Clave de Fá no Piano

Atualizado: 3 de out. de 2020

É comum um aluno iniciante de piano pensar que a clave de sol é da mão direita e a clave de fá é da mão esquerda. Isto não está correto.

Por definição, a clave de sol é a clave das notas agudas, e a clave de fá é a clave das notas graves.

O que indica mão direita ou esquerda na partitura de piano, são as pautas.

Na partitura de piano usamos duas pautas conectadas, que caminham juntas horizontalmente onde a pauta superior indica as notas da mão direita e a pauta inferior as notas da mão esquerda.

Nas partituras de teclado, geralmente não escrevemos a clave de fá, pois fazemos o uso das cifras para indicar o acompanhamento. Em geral a função da mão esquerda é acompanhar a melodia executada na mão direita.

Mas falando das partituras para piano, se uma música deve ser tocada na região grave com as duas mãos, podemos então usar clave de fá na pauta da mão esquerda e da direita, da mesma forma podemos usar clave de sol em ambas as pautas se vamos tocar com as duas mãos na região aguda. Um exemplo é a música do filme Up - The Ellie Badge (baixe a partitura aqui), que inicia com as duas mãos na região aguda do piano.

Outra confusão que ocorre é a idéia de que o dó central divide a região das duas claves.

Podemos escrever na clave de sol notas mais graves que o dó central, como podemos escrever notas mais agudas que o dó central na clave de fá.

O que se leva em consideração para o uso de uma ou outra clave, é facilitar a leitura evitando o uso excessivo de linhas suplementares. Mas o que são linhas suplementares? Vamos deixar este tema para outro post.






2.730 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page