top of page

Quero estudar piano mas tenho um teclado. Existe diferença entre eles?

Essa é uma dúvida muito frequente entre pessoas que querem aprender piano mas não podem ter o instrumento em casa, por ser grande ou caro demais.

Mas afinal, qual a diferença?

Se o piano é um instrumento acústico e o teclado é eletrônico, não estaria aí a grande diferença? Sim, mas não é esse o ponto mais importante quando estamos falando de estudar um ou outro. A maior diferença entre os dois é o peso das teclas. As teclas estão dispostas da mesma maneira, grupos de sete teclas brancas e cinco pretas formando 12 semitons, no entanto a força que teremos que exercer para emitir som do instrumento ao tocar a tecla é bastante diferente.

Para quem quer estudar piano, não há nenhum problema em começar pelo teclado. Pode-se tocar no teclado exatamente o mesmo que se toca no piano e vice-versa. O início do curso é igual para os dois instrumentos e, com o desenvolvimento do aluno, decidimos se mudamos o estudo voltado para o piano ou se seguimos no teclado.




O teclado, por ser um instrumento eletrônico, tem recursos que ajudam o aluno a estudar, como a bateria eletrônica no caso dos teclados arranjadores, e também imita o som de outros instrumentos como órgão, violino, saxofone, violão, etc. Em outro post explicarei mais sobre os diferentes tipos de teclados e para que fins usamos um ou outro.



Existe ainda o piano digital, que não é o mesmo que o teclado, pois ele simula o peso e a sensibilidade das teclas de um piano acústico. Para quem mora em apartamento e tem um vizinho que pode vir a se queixar do som, o piano digital oferece a vantagem de poder ser usado com fones de ouvido e assim não incomodar ninguém, nem mesmo as pessoas que dividem o mesmo ambiente. Existem diferentes tipos e modelos, com mais ou menos recursos, mas isso também é assunto para outro post.


319 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page